quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Você Tem Medo de Que?

E dá medo do medo que dá.
Seja qual for o desafio, o medo sempre estará presente em maior ou menor escala. Você planeja a sua viagem, seu casamento, sua carreira, seu dia de amanhã ou até mesmo uma vida inteira, e lá está ele com a sua fala sussurrante, em suspense, tentando empurrar seus planos e sonhos para trás.

Só que o medo possui duas faces. Ele é covardia mas também é proteção. O medo da altura evita que o homem caia, mas também ceifa a liberdade de ver o mundo de cima. Lidar com os receios da nossa mente - chamados de fobias - e do nosso instinto talvez seja uma questão de equilíbrio. Não se pode ficar sempre na toca, ou como diria o fotógrafo Steve MCurry, na zona de conforto. Afinal, a visão de dentro do casulo é sempre limitada. Ao mesmo tempo, erra aquele que pensa ser o Super Homem, que tudo pode, tudo enfrenta e tudo irá vencer. Então talvez a receita que evita prejuízos causados por esta sombra invisível - ora amiga ora inimiga - seja uma mistura de conhecimento dos próprios limites, das charadas da mente, e o enfrentamento.

Confesso aqui o meu medo: Estradas. Em especial, estradas brasileiras. Soa estranho, não? Um cara que faz um blog de viagens e tem medo da estrada. Mas é exatamente isso que acontece. Não se trata de uma fobia, irreal. As estradas brasileiras são de fato, muito perigosas. Por outro lado isso não é garantia de fatalidades! Algumas vezes já deixei de fazer viagens curtas, mas notei que a frustração de perder a guerra pro medo me afligia mais do que o próprio medo em si. É como diz a letra do Lenine: Dá medo do medo que dá. Foi então que resolvi experimentar um tratamento de choque: enfrentar meus temores. E descobri que vencer a guerra dá um prazer maravilhoso. É infinitamente melhor vencer os medos, quando se conhece os próprios limites, do que carregar para sempre o peso do ¨talvez¨ e do ¨quase¨.

Por enquanto, eu prefiro lutar. Essa é a verdadeira Jihaad, a guerra santa. A briga do homem contra si mesmo. É uma árdua batalha diária.

E continuarei, mesmo com medo, a caminhar por estas estradas da vida.

Deus me proteja de mim.


Postado em: São Paulo-SP, Brasil.
---------------------------------------------------------------
Foto: Homem trabalhando em arranha-céu de São Paulo. Você teria medo? Veja a galeria de fotos)

4 comentários:

  1. "Sou um animal que ao lado das derrotas contabiliza o medo" li isso ontem e anotei.
    eu tenho medo da ausência, da morte.

    ResponderExcluir
  2. e essa foto da uma medo também, credo!

    ResponderExcluir
  3. E não é que é mesmo ?
    "o medo é uma chave que apagou a vida ..." leve para o Chile a chave da coragem e pinte o sete! respire fundo e se acalme(caso esteja nervoso) sim, eu sei que as vezes bate aquele aperto, mas, concentra nos seus sonhos,vamos torcendo para você, e no final tudo da mais que certo!
    estou rezando
    beijoo

    ResponderExcluir
  4. O medo de altura é uma guerra pra mim, já fiz arborismo, tiroleza, e descobri que não tenho medo da fragilidade de equipamentos de segurança ou algo assim, tenho sim medo de mim mesma, quando estamos lá eu e o abismo, sem nada, medo de dar um passo por adrenalina, do meu ponto de equilibrio me empurrar. É sim, perfeitamente descrito por vc, uma "briga do homem contra si mesmo". Parabéns e curta essa experiência! ;*

    ResponderExcluir

Comente! Participe deste post! E não esqueça de deixa seu e-mail para contato.