terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Deus e eu no sul do Chile.



"Casa simplesinha, rede pra dormir, de noite um show no céu"...nao! Isso é no sertao! Aqui a musica diria: casa de madeira, saco de dormir, de noite...de noite cidade vazia e um frio do cao!

Ontem cheguei a Temuco, uma cidade localizada a mais ou menos 700 km de Santiago. Foram oito horas de viagem, num onibus ótimo da empresa Pullman Sur. Aos que querem viajar para o Chile, recomendo: compre as passagens de onibus pela internet, tem um desconto enorme!

Continuando...cheguei em Temuco e fui recebido pelo Alejandro e seu amigo Roberto, que sao amigos de um cara chamado Julio, que conheci no domingo, ainda em Santiago. Alejandro me deu uma grande ajuda no traslado do terminal rodoviario ate o albergue. Agradeci a carona, entrei no quarto, tomei um banho e sai para dar uma volta na cidade.

Aqui no chile o sol se poe por volta das 9 da noite. Enquanto o dia estava terminando, eu caminhava pelas ruas umidas e frias de temuco. Agora se iniciava a parte solitaria da viagem. Sai meio sem rumo, e percorri algumas ruas do centro da cidade. Comecei a me sentir um pouco estranho, triste. Ate agora nao sei se era saudade das criancas de santiago, saudade de casa e dos amigos, ou quem sabe a aparencia de Temuco neste dia: suas casas de madeira, a neblina, a garoa e o frio que aumentava conforme a noite caia.


Quando eu ainda estava em Cuiaba, no Brasil, muita gente ficava espantada quando eu dizia que iria viajar sozinho. "Nao é perigoso? Voce nao tem medo? Porque nao arruma alguem pra ir junto?". Eu hoje digo: sim, viajar sozinho é mais perigoso, sim, eu tenho medo e até tentei arrumar alguem pra ir comigo, mas as coisas nao coincidiram em termos de grana e intencao.

Essa viagem, no meu ponto de vista tem tres intencoes: jornalismo, fotografia, turismo e reflexao. Para unir todas essas coisas, eu tinha que ir só, apesar dos perigos e da solidao como a que me atacou ontem em Temuco. É dificil conhecer um lugar tao lindo e nao ter com quem compartilhar essa beleza. Por outro lado, quando estamos só prestamos mais atencao, sentimos melhor os lugares e as pessoas que conhecemos pelo caminho. E a ausencia de companhia está me ensinando a importancia de pessoas ao nosso lado. Sejam elas a familia ou os amigos. E mesmo só, eu sei que os tenho em Cuiaba, em Santiago e aqui no coracao tambem. Pra essas pessoas eu digo um sincero obrigado.

Agora somos Deus e eu, ou como diria o pai da Raquel: eu e meu Compadre!

Vamo que vamo!

14 comentários:

  1. el andarillo solitário! gostei do seu retrato.
    já viajei sozinha e já viajei com pessoas. e não saberia dizer qual é melhor ou pior, tive prolemas e alegrias nas duas. mas o importante mesmo é viajar!! isso eu tenho certeza. e não adiar sonhos por conta dos outros. você fez bem, lucas. e você tem o blog pra partilhar suas histórias. ;) beijo

    ResponderExcluir
  2. Era disso que eu estava falando, quando te chamei de louco, o medo de estar sozinho, essa é uma das dificuldades que eu tenho. Você vai tirar de letra!
    mas, não tenho duvida que quando aprendemos a encarar isso é maravilhoso, seja para dar valor aos amigos,familia, ou seja para refletir um pouco sobre nossas vidas, nossos sonhos, nossos valores e por ai vai
    aii eu to até imaginando o frio
    ;*

    ResponderExcluir
  3. Isso acontece, porque talvez a melhor viagem, seja aquela que nos faça pessoas melhores Aquela onde a infinita beleza da natureza reflita o infinito amor de Deus, seu criador.
    E aquela ainda, onde aprendemos que incalculável é o valor do sorriso e carinho recebidos de crianças sem qualquer interesse, senão o de compartilhar, compartilhar Amor.
    E a jovem Cary, é um aprendizado pra nós todos.

    É só a comprovação de que o maior valor de uma Cidade, de um Estado ou de uma Nação são suas pessoas.

    Você está nessa viagem.
    Aproveite!
    bjão

    ResponderExcluir
  4. E não deixe de se agasalhar, nem de comer comidinhas saudáveis, nem de olhar dos dois lados da rua antes de atravessar...jajajajaja

    ResponderExcluir
  5. Estou gostando demais das fotos, dos textos. Obrigado por compartilhar conosco, cara.

    Abração.

    ResponderExcluir
  6. Lucas, saiba que através de suas palavras tem uma galera viajando com vc, não se sinta só... escreva...
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Lucas... me das envidia! Qué hermoso viaje!
    Me gustaria muchisimo estar alli, pero una vez más tendré que visitar MANAUS e quizá GRAMADO!!! Bem, mas não custa tanto fazer um gosto.
    Uma jovem que conhecí em Buenos Aires uma vez me disse que também se sentiu triste quando desceu até a Patagônia Chilena, por estar só, pelo gris da paisagem e pelo frio. Não localizei Temuco no seu MAP...
    Estou diariamente torcendo e rezando por seus dias aí. Que sejam ricos de experiências (isso tô vendo que sim!)e alegrias. As fotos estão MUY LINDAS!
    Besos, Tia Monica

    ResponderExcluir
  8. O senhor Ninno está n'uma grande aventura, aproveita cara!

    E continue escrevendo, estou gostando muito! =D

    ResponderExcluir
  9. Estou adorando seu diário Ninno. To me sentindo intima do Chile já!

    ResponderExcluir
  10. Valew por escrever ninno e nao se sinta soh, estamos viajando com vc =) aproveite e fotografe mtoooo!!! c cuida! fique com Deus.

    ResponderExcluir
  11. Querido LUCAS!
    Ya pase tantas veces por esa nostalgia de querer compartir lo que vives con quien amas...por eso todas las veces que sentí eso,
    aproveché todos esos momentos increibles para compartir con "El Compadre" :), realmente no estás sólo amigo, estamos orando por ti!. Todos los momentos preciosos, las personas, los paisajes, laprovisión.. y todas las imagenes preciosas son regalos de Dios para tí. Él te ama mucho!
    nosotros te queremos mucho!

    vuelve lleno de historias!
    estoy esperando matar mi saudade sabiendo de tus aventuras junto a mi gente!

    un abrazo gigante!!!

    ResponderExcluir
  12. Ah, guri... Acho que tudo oq ue poderia dizer a galera aí de cima já disse: estamos contigo! Partilhar mesmo que via internet é o melhor que você pode fazer. E tem outra coisa. Sabe o que aconteceria diante das belezas que tem encontrado se tivesse companhia nessa viagem? Ficariam em silêncio e, se é que haveria comunicação, seria apenas pelo olhar. Porque é assim que ficamos perante grandes belezas: ficamos sem palavras, exatamente porque elas nos tocam a alma e nela não há linguagem verbal. Só música e imagem. Tio Rubem Alves quem disse.

    Fica com Deus, guri!

    Paz e bem!

    ResponderExcluir
  13. Sua "solidão" só não é maior porque compartilha com a gente aqui no blog. Ele está sendo uma ótima fonte para sabermos como as coisas vão indo...

    Ah e morri de rir com o problema dos acentos, deve estar sendo uma loucura escrever assim.

    ResponderExcluir
  14. êee Ninno!!! Que bom viajar contigo on line. Parabéns, divirta-se muito e conte-nos tudo! Desejo tudo de melhor prá você!!

    remusis@hotmail.com

    ResponderExcluir

Comente! Participe deste post! E não esqueça de deixa seu e-mail para contato.