quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Los Niños



A cordilheira dos andes é gigante, imponente e nos causa uma sensacao de humildade perante tanta beleza. No entanto, o que mais tem me encantado no Chile é uma cadeia de pequeninas montanhas, mais fortes que a imensa cordillera que engloba a cidade de Santiago.

A mais nova tem 6 anos e no máximo um metro e dez de altura. A mais velha tem 30 e se chama Carolina, ou Cary.

Cary foi quem me esperou por mais de uma hora no aeroporto de santiago, em plena madrugada. É formada em servico social e trabalha gerenciando um orfanato no bairro La Cisterna. O nome simboliza muito bem o que é este lugar, onde agora estou hospedado: "Vida Nueva - Hogar de Niños".

Hogar é um nome muito mais adequado do que simplesmente "orfanato", pois significa lar, abrigo, protecao - e também porque nem todos sao órfaos. Aqui vivem 12 criancas, cujas idades vao de seis a quinze anos, e que pelo esforco e dedicacao da Tia Cary, se tornaram uma verdadeira familia.

O Vida Nueva sobrevive com doacoes de empresas privadas. É sempre uma correria danada para cobrar todos os empresários comprometidos em financiar uma infancia melhor para as criancas. Quando atrasam o pagamento, pode faltar pao. Cary diz que o governo Chileno também poderia ser um financiador, mas que por conta de uma série de exigencias da parte do Estado, prefere nao utilizar dinheiro publico. O governo diz que para utilizar a verba destinada a orfanatos, o hogar nao poderia ser misto e precisaria abrigar pelo menos 30 criancas. Estas medidas tornam impossivel a sua principal missao, que é fazer com que os que ali vivem se sintam parte de uma familia. Com poucas criancas de sexos diferentes, se criam condicoes e situacoes iguais as de uma familia tradicional: é preciso partilhar comida, quartos e brinquedos. Também há brigas, choros e discussoes seguidos de um aperto de maos para fazer as pazes.

Algumas criancas chamam Cary de mae. E Nao é para menos. Dela vem o carinho e o amor que nao existiu por parte dos pais biologicos dos meninos e meninas, pelos motivos mais sórdidos que se possa imaginar.




No aviao que peguei de Guarulhos para Santiago, sentou ao meu lado Marcela Rodriguez, uma psiquiatra chilena de descendencia mapuche. Conversa vai, conversa vem acabei contando sobre a viagem e também sobre o hogar, onde ficaria hospedado. Marcela me contou que há um estudo recente dentro da psiquiatria, no campo das relacoes entre pais e filhos, que pode ser revolucionário. Há criancas classificadas pelos cientistas como Resistentes (indivíduos "LL"), Medianamente Resistentes (Ls) e Vulneráveis (ss). Criancas de genótipo "ss" podem desenvolver hiperatividade, tornando-se estressadas e imunologicamente debilitadas, o que causa cansaco fisico e mental, alem de facilitar o desenvolvimento de doencas.
Desobriu-se entao que o amor e o carinho de uma mae, ou de alguma pessoa que desempenhe o papel de mae, pode "promover" individuos de genótipo vulnerável (ss) a individuos medianamente resistentes (Ls). Isso mesmo: o afeto materno durante a infancia causa alteracoes geneticas! Desta forma, quando se dá carinho e protecao para criancas como estas do hogar, pode-se alterar o futuro de toda uma geraçao, pois um individuo vulnerável que se torna resistente vai passar os genes da resistencia para seus filhos, para os filhos de seus filhos, e assim por diante.

Esse embasamento científico pode nos dar a dimensao e a importancia de trabalhos como o de Carolina. Nao se trata de vida nova para apenas 12 criancas, mas sim para geracoes e geracoes. Cary pode nem desconfiar, mas esta mudando para melhor esta pequena parcela do mundo. Depois de ver jovens e velhos com camisetas de Che Guevara, após tantos anos insistindo em acreditar na revolucao armada, os niños do hogar me ensinam que é possivel mudar nosso mundo de outra forma.

A arma é simples e o custo é zero: Amor

--------------------------------------------------------------------------
Obs: estou com dificuldades na acentuacao de palavras, pois o teclado chileno nao possui cedilha, til e alguns outros acentos muito utilizados na lingua portuguesa. Tenho que descobrir os codigos para poder usa-los.

12 comentários:

  1. lindas fotos, lucas! que bom que conseguiu esse lugar pra ficar e conhecer melhor pessoas como estas. beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Caramba, Lucas... Que oportunidade! Acredito que você já está desobrindo que não há beleza que se compare à beleza humana. Somos mais que sórdidos quando queremos ser. Mas somos divinos quando nos empenhamos em assims er. ("Agora vemos como num espelho, mas então veremos face a face").
    Concordo que as belezas naturais são estonteantes, mas humildemente ela tem uma função quase que pegagógica: ela nos serve. Ela nos inspira, ela nos ensina. Como uma mãe sábia.

    São as pessoas que dão sentido ao mundo e quando nos deparamos com pessoas como essas com quem está tendo o prazer de aprender e passar alguns dias, nos transformamos. Já não te conheço mais, pois teno certeza de que não será o mesmo Lucas que chegará logo mais a Cuiabá.
    Faça o favor de se apresentar a mim mais tarde.

    Ah! E se puder, diga a Cary que gostaria muito de conhecer a ela e a seu trabalho!

    Tenha uma ótima viagem!

    Beijos!

    Paz e bem!

    ResponderExcluir
  3. É Lucas, que experiência...
    Que possamos entender que ser é mais importante que ter...
    Beijos no coração e aproveite essa oportunidade.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Lucas... Botas no pé e mundo a explorar!... Cada passo dado, seja a direção que for, nos leva a lugares únicos, basta saber olhar, saber sentir e querer viver melhor esses momentos!
    Mais uma seguidora de seus passos, viajando junto com seus textos e imagens, me deliciando com suas experiencias...
    A descoberta do mundo que nos rodeia nos torna pessoas melhores... se não podemos nos aventurar fisicamente, que nossas mentes desbravem todos os caminhos possíveis e que nada supere a vontade de aprender...
    Boa viagem!!!...

    ResponderExcluir
  5. Brigado ceci! Já falei que queria que vc estivesse aqui? Acho que sim né! heheh

    Mi, já falei pra Cary que voce quer conhece-la...em breve ponho as duas em contato. Acho que estou sentindo a mesma coisa que voce, quando estava na Ruta Quetzal!

    Flávia, de nome nao me lembro quem vc é! Se a gente se conhecer, se apresente! Se nao, gostaria de saber! Que bom que andas frequentando o Botas de Vento e lendo as postagens! E te digo uma coisa...ter só é importante quando é algo necessário para que possamos ser! E nao digo "ser" de status, mas ser de "ser humano".

    Patricia! To com saudades, confesso que depois da Internet veloz, parei um pouco de ir na locadora...hehe...voces estao funcionando ainda? Acho que domingo eu e os niños vamos assistir La Busca de La Felicidad! Obrigado por visitar o blog tá? Volte sempre!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Lucas, vc se esquece rápido dos companheiros de trabalho kkkkkkkkkkkk.
    Realmente vc disse tudo que senti ao ver as imagens e ler seu post.
    Ser de HUMANO e não de status.
    Que sejamos humanos sempre!!!
    Beijos e aproveite muito esse tempo.

    ResponderExcluir
  7. Sem sombra de duvidas
    o amor salva!
    E esse amor esta te motivando cada vez mais né?
    depois que passamos por uma dessas, mesmo que sejamos tão amáveis e até solidários, nossos sentimentos sempre crescem e a humanidade trasborda
    é muito bom ver pessoas belas como a tão falada Cary ! parabéns para vcs
    beijoo

    ResponderExcluir
  8. Ahhh, claro! A Flávia Pablita! Essa tal de Flávia Leite eu nao conheco!! hahah

    Sabe, ando reparando uma coisa...parece que só mulheres leem este blog! hahaha! Só tem comentarios femininos!

    ResponderExcluir
  9. Lucas estamos muito feliz por voçE! Deus continue te abençoando!
    To muito feliz de que esteja curtindo o privilegio de poder estar nesse lugar...tem pessoas que não conseguem ver essa beleza, mais to certa de que te enviei no melhor lugar porque voçe é alguem capaz de olhar as coisas belas na diversidade, no sorriso de uma criança... Com certeza eles estão encantados com voçe, acredite que voç~e tb está dando umas ferias pra eles...
    Deus te abençõe muito Amigo!!
    um grande abraço

    um abraço gigante!

    ResponderExcluir
  10. Lucas,é maravilhoso conhecer pessoas com o coração tão grande como de Cary e entender a capacidade do amor com elas.Melhor ainda,saber que mesmo estando longe,podemos ter contato com elas através da oportunidade que você tem de transportar realidades distantes e ao mesmo tempo paralelas a nós, e nos fazendo lembrar que existe este vasto mundo além de nossas preocupações cotidianas.

    grande abraço e aguardo as novidades.ótima viagem

    ResponderExcluir
  11. Mari, voce captou tudo aquilo que me motiva, só isso!

    Raquel, eu fico muito feliz por voce estar feliz!
    Voce acertou em cheio em me mandar pra ca! ta sendo uma experiencia maravilhosa! Mais uma vez obrigado por tudo, vc e Ton!

    Todos estao com muitas saudades de voce aqui, e falam de ti o tempo todo!

    Abracos!

    ResponderExcluir
  12. LUUcas, to impressionada, encantada, emocionada...

    Essa moça, a Cary deve ser um amor! Como gostaria de conhecê-la!
    Vendo suas fotos no orkut da uma vontade de sair, viajar... conhecer o mundo!

    Muito obrigada por compartilhar essa experiência!
    E pode ter certeza que qndo eu te ver no IL vai ter que me contar td! sahUSHAuhs =]

    Q os anjos do céu e da terra te protejam semp meu amigO!

    Um forte abraço de uma pessoa que te admira muito!

    Angélica (Remonatto nauM Sartori, pra vc naum confundir, somos mto parecidas neH? shaUSHAush)

    ResponderExcluir

Comente! Participe deste post! E não esqueça de deixa seu e-mail para contato.